Histórico

No final da década de 90, foi lançado o embrião do que seria, alguns anos mais tarde, o Centro de Psicologia Maiêutica. Atuando na ocasião, na área escolar, começamos a gestar um sonho que, aos poucos, foi ganhando forma e status de realidade.

Como psicólogas escolares, convivíamos com toda a diversidade de relações e com a complexidade de problemas característicos de um espaço educacional. O trabalho desenvolvido por nós na atividade clinica e educacional, ensinou-nos que os conhecimentos da psicologia precisavam ser socializados com as pessoas para que estas pudessem ter melhor qualidade de vida, com maior entendimento do ser humano, das relações interpessoais e de si mesmas.

A partir de então, começava a ganhar força a ideia de que a psicologia deveria estar ao alcance de todos e não só em espaços terapêuticos convencionais.
Esta convicção se tornou a filosofia principal do Centro Maiêutica.

Por que o nome Maiêutica?

Maiêutica é um termo de origem grega que significa a arte de partejar, ou gerar ideias e está ligado a um dos maiores filósofos de todos os tempos:

Sócrates

À semelhança do filósofo, o trabalho proposto pelo Centro Maiêutica, visa ajudar as pessoas a conhecerem a si mesmas e ao outro, a buscar entendimento sobre o que são, sobre como agem e, a partir disso, produzirem mudanças em suas vidas e em seus relacionamentos pessoais e profissionais

sócrates